A maioria das espécies entra em período de dormência no inverno, isto é, tem seu metabolismo reduzido para suportar o frio e ventos da estação e ficar pronta para a intensa atividade metabólica que virá na primavera.
Algumas plantas perdem suas folhas para diminuir a evaporação e armazenar água nos dias mais frios e sem chuva. Elas também param de produzir a clorofila pela pouca incidência de sol, por isso algumas folhas ficam amareladas ou avermelhadas. As que não mudam de cor murcham para que seus poros fechem e as protejam da perda de umidade.
Verifique, por exemplo, se suas plantas precisam de podas de galhos secos e retirada de folhas doentes. Nunca pode plantas que vão florescer ou frutificar nestes meses.
Quanto às regas, elas deverão ser mais escassas nesta época, pois a água evapora mais lentamente da terra e regar muito poderá apodrecer as raízes e folhas e provocar doenças de fungos. Nesta estação, em lugares chuvosos, as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças,como lesmas, caramujos e algumas doenças fúngicas. Procure pulverizar ao menos a cada quinze dias com calda bordalesa (fungicida agrícola).
Adube apenas as mais necessitadas, doentes ou em floração, mas use adubo orgânico bem curtido, nunca adubo químico no inverno. Não é época de adubar plantas saudáveis, pois elas precisam de descanso e o adubo estimulará a brotação e um desgaste maior para elas.
Enfim .. só falta mais uma estação para chegarmos no auge da beleza de nossos jardim, por isso não descuide desses importantes cuidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário